O Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), localizado na cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, foi construído pela Enseada Indústria Naval S.A., união de quatro empresas de atuação global: Odebrecht, OAS, UTC e Kawasaki Heavy Industries. Orçado em R$ 2,6 bilhões, esse empreendimento é um dos maiores da iniciativa privada na Bahia e na indústria naval brasileira.
O anexo Oficina de Estruturas possui 70.000 m² de área, dispondo de pontes rolantes capazes de suportar o peso de até 120 toneladas. Especialmente projetada para abrigar 23 dessas pontes, a edificação é composta por cinco galpões geminados em que se destaca uma estrutura formada por vigas e pilares treliçados de concreto de grandes dimensões: pilares de até 35m e vigas de até 41m de vão.
A solução estrutural pré-fabricada com os pilares e as vigas de cobertura treliçadas de concreto, mostrou ser uma opção mais barata que a estrutura metálica e, em comparação com a estrutura convencional de concreto, mais vantajosa no que se refere à montagem. Além da elevada relação rigidez-peso, o sistema adotado permitiu a fabricação da estrutura em partes, facilitando o transporte e a montagem. Além isso, os espaços entre os banzos e as diagonais foram utilizados para a passagem das diversas instalações.
**Responsável técnico pelo Projeto Estrutural: George Maranhão
Nome | EEP – Oficina de Estruturas
Local | Maragogipe/BA
Ano | 2013
Área Construída | 70.000 m²