Recent Posts
- Aço e Concreto em Harmonia6 de fevereiro de 2021
- Hospitais de campanha em estrutura metálica24 de abril de 2020
- Rigor Estrutural Viabilizou Formas Esculturais10 de outubro de 2019
- Aço e Concreto em Harmonia
Vencedor da categoria Edificações do Prêmio Talento Engenharia Estrutural de 2018, o São Paulo Corporate Towers se destaca dentre os edifícios corporativos da capital paulista por sua imponência e formas esculturais.
O empreendimento é composto por duas torres corporativas com 30 andares cada, com lajes de até 2.570 m². A Torre Norte possui heliponto para aeronaves de até 18 toneladas, sendo o de maior capacidade na cidade de São Paulo na época de sua construção. O transporte vertical é feito por 60 elevadores.
Visando a agilidade no processo construtivo e atendimento aos conceitos arquitetônicos – cuja volumetria resultava em cada pavimento com geometria diferente dos demais – as torres foram concebidas com sistema construtivo misto, composto por um núcleo de concreto armado circundado por vigas metálicas e lajes steel deck. O núcleo é o principal componente do sistema de estabilidade global das torres, recebendo grande parte dos esforços devidos ao vento e também os esforços horizontais decorrentes das mudanças de inclinação dos pilares junto às fachadas.
Confira AQUI o artigo completo, escrito por Ricardo Leopoldo e Silva França, Reinaldo Hideyuki Kaizaka e Odinir Klein Júnior, publicado na Edição 8 da Revista Estrutura.